Sua embalagem é competitiva?

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Sua embalagem é competitiva?

A embalagem é um importante canal de comunicação com o consumidor. Mas, além de comunicar, ela exerce muitas outras funções, por isso costumamos dizer que ela é uma ferramenta significativa na competição com a concorrência.

Você já parou para pensar se sua embalagem agrega valor ao produto ou apenas eleva o preço final? Diante de tantos produtos disponíveis, você sabe como atrair olhares para sua embalagem?

Além de estarmos há 10 anos no mercado, nossa equipe conta com uma especialista em design de embalagem. Nossa experiência nos fez perceber que algumas falhas no desenvolvimento de embalagens poderiam ser resolvidas se observadas as três dicas a seguir.

1. O custo da embalagem interfere no preço final do produto.
Esse custo é composto por itens que vão além da impressão da embalagem, como o tempo que ela leva para ser montada (envase), ou o espaço que ocupa no estoque. Para mensurar valores, monte uma tabela com todos os componentes de custo da embalagem, esse documento proporcionará uma visão ampliada do contexto, permitindo identificação de pontos a serem otimizados.

2. Atrair o olhar de quem transita pelas gôndolas do ponto de venda é uma das funções da embalagem.
Nesse momento, aquele jargão “juntos somos mais fortes” é totalmente aplicável, pois, quando colocadas lado a lado, as embalagens formam uma nova grande imagem. Experimente montar um conjunto de embalagens do seu produto posicionadas lado a lado. Ao fazer isso, você poderá analisar se a nova imagem formada apresenta apelo visual suficiente para atrair olhares pela gôndola.

3. A embalagem faz parte da experiência do consumidor.
Isso significa que ela possui funções durante e após o uso do produto. Exemplos de funções da embalagem que melhoram a experiência: facilidade de fechamento (para produtos que não precisam ser consumidos de uma única vez), facilidade de dosagem, reaproveitamento após o uso etc. Busque conhecer a experiência completa que o seu consumidor teria ao comprar o seu produto. Identifique oportunidades de melhorar a experiência por meio das interações com a embalagem. Assim, você poderá estreitar os laços do relacionamento com o consumidor.

Esses são alguns caminhos para tornar sua embalagem mais competitiva no mercado. A embalagem ideal, porém, precisa de um olhar mais amplo, que considere todas as funções que ela pode exercer. Conte com a Entre para transformar sua embalagem em uma verdadeira experiência.