Embalagem

Especialista no desenvolvimento de embalagens e marcas, a Entre Gestão & Design, de Joinville, foi escolhida pela Natural Babies para desenvolver o projeto de design da marca e rótulos de uma nova linha de alimentos infantis. As papinhas chegam ao mercado com uma proposta inovadora e investimentos tanto na qualidade nutricional quanto no visual e na apresentação.

Para a criação dos rótulos, os designers mantiveram o foco nos diferenciais da marca, que além de utilizar produtos sem agrotóxicos na fabricação das refeições para bebês a partir de seis meses de idade, oferece alimentos livres de sal (papinha da fase 1), conservantes, glúten, soja, lactose e caseína.

De acordo com Lucas Baldissera, proprietário do escritório de design, o desafio foi representar todas essas vantagens no rótulo. “Neste segmento de alimentação infantil, a marca e a embalagem são determinantes para a comunicação eficaz com os consumidores e o sucesso dos negócios. Pensando nisso, trabalhamos para que o rótulo estivesse em sintonia com a proposta inovadora da Natural Babies”, diz.

Apesar da predominância do verde na logomarca, os designers utilizaram nas embalagens os tons que lembram a pirâmide alimentar e a recomendação dos nutricionistas por refeições com muitas cores no prato. "As papinhas são embaladas em potes de vidro, fator que diferencia a Natural Babies da maioria das opções disponíveis no mercado nacional atualmente. Por isso, a marca traz em seu desenho um personagem que representa o ‘potinho de vidro’. É o vidro que permite a técnica de apertização, eliminando a necessidade de conservantes ou do congelamento”, explica a designer Jenifer Preuss, coordenadora de projetos da Entre.

Além disso, os rótulos trazem tonalidades diferentes de acordo com o cardápio, diferenciando os quatro principais grupos alimentares oferecidos pela Natural Babies (feijão, vegano, carne e frango) e as papinhas doces, como a de banana, maçã e canela. “As papinhas foram divididas em três fases, que vão de seis meses a nove meses, de nove meses a um ano e de 12 a 24 meses. Para cada etapa, criamos um rótulo diferente, que mostra inclusive a dentição e a evolução da criança”, comenta Jenifer.

 

Empreendedorismo

Criada pelas empreendedoras joinvilenses Mirella Silva e Juliana Sellmer, a Natural Babies é fruto de uma necessidade pessoal. Pensando na qualidade nutricional do que seria oferecido aos próprios filhos, elas decidiram fabricar papinhas saudáveis. A iniciativa deu tão certo que a ideia virou negócio e os produtos – que não precisam ser guardados em geladeira ou aquecidos antes do consumo – já estão no mercado.

“Queríamos uma alternativa prática e saudável para alimentar nossos bebês em passeios, viagens ou ocasiões em que o tempo era escasso por causa da correria do dia a dia. Assim surgiu a ideia de fazermos as papinhas, oferecendo uma alimentação saudável e sem a necessidade de refrigeração, além de garantir que pais e mães possam usufruir melhor o tempo livre com seus filhos”, explica Mirella Silva.

As vendas começaram pelo Facebook, para os amigos, e não demorou para que as sócias percebessem o potencial do negócio. “Diante da aceitação do produto e do entusiasmo dos pais, decidimos apostar no projeto. Temos uma loja virtual para a venda das papinhas com entrega em toda a região Norte de Santa Catarina. Disponibilizaremos também nos pontos de vendas físicos, na cidade de Joinville, como os empórios de produtos naturais, espaços kids e mercados direcionados a essa linha de alimentação. Futuramente pretendemos ampliar as vendas para todos os supermercados da região”, informa Mirella.

 

Investimento em inovação

A parceria da Entre Gestão & Design com a Natural Babies faz parte de um programa desenvolvido pelo Sebrae e que tem como objetivo oferecer soluções diferenciadas a empresas de pequeno e médio portes. Por meio do Sebraetec, empreendedores encontram fornecedores especializados e serviços customizados para suas demandas em áreas como design, produtividade, qualidade, propriedade intelectual, inovação, sustentabilidade e serviços digitais.

O designer Lucas Baldissera, proprietário da Entre Gestão & Design, explica que o programa aproxima empresas que desejam aperfeiçoar seus negócios e fornecedores que podem contribuir neste processo. “No caso do design, nossa missão não é apenas tornar um produto mais atrativo visualmente, mas contribuir de maneira significativa para melhorar os resultados”, conta.

Segundo Juliana Sellmer, uma das proprietárias da Natural Babies, a consultoria do Sebrae foi essencial. “Entendemos que o primeiro passo era criar a nossa marca, algo que fosse original e mostrasse a qualidade das nossas papinhas. Foi neste momento que contamos com a expertise da Entre Gestão & Design, responsável pela proposta da marca e pela ‘carinha’ dos rótulos, que nos garantiu uma identidade única, reconhecida facilmente pelos consumidores”, comenta a empresária.