Embalagem

           Do campo à xícara: esta é a experiência que a Entre Gestão & Design proporciona aos amantes do café com as novas embalagens desenvolvidas para a Cafeeira Garibaldi. Com sede em Itajaí, a Garibaldi é um centro de excelência quando o assunto é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, oferecendo espaço de cafeteria, cursos, assistência técnica, máquinas e, claro, cafés de alta qualidade.
           A Garibaldi escolheu os serviços da Entre Gestão & Design, de Joinville, para o design das embalagens de 500 gramas e um quilo, oferecidas em três linhas: tradicional, superior e gourmet. Chama a atenção o processo de criação utilizado pelos designers: a ilustração que toma conta de mais da metade da embalagem foi feita a partir de um esboço usando o pó de café como base. O processo pode ser acompanhado neste vídeo.

Tendências

           Utilizado por artistas ao redor do mundo, como Vik Muniz, brasileiro radicado em Nova Iorque, o uso de objetos para a criação de peças de arte tem se tornado mais frequente nos últimos anos, mas ainda é pouco utilizado no Brasil e quase insipiente no Sul do País. “A ilustração apresenta e representa todo o processo de produção do café, desde o plantio até a xícara”, comenta a designer Jenifer Preuss, coordenadora do projeto na Entre Gestão & Design. Após a criação de um esboço, a imagem foi feita usando pó de café para o desenho final. Esta é a base da ilustração que, mais tarde, se tornou parte do layout impresso na embalagem. “Sempre gostamos muito de realizar experimentações, trazendo novas alternativas para a etapa de criação no design. Por isso optamos por criar as novas embalagens por meio desta técnica e com a própria matéria-prima fornecida pelo cliente, os grãos nobres e selecionados de café, o que garantiu genuinidade à ilustração”, explica Jenifer, que entre outras especializações dedicou dois anos de estudos à História da Arte Ocidental.

           A prática também está alinhada com o perfil da Cafeeira Garibaldi, que preza pela qualidade e rastreabilidade dos grãos da bebida comercializados pela marca. “A Garibaldi entende a fabricação de cada café servido como um processo de arte e requinte, assim como nós entendemos e traduzimos a nova identidade visual das embalagens”, comenta.
           Ao usar o café como base para a ilustração, Jenifer conta que foi possível trabalhar com o volume, a textura e a cor dos grãos. “Criamos uma ilustração absolutamente original e com alto apelo artístico”, indica.
           As novas embalagens já estão no mercado e de acordo com o proprietário da Cafeeira Garibaldi, Carlos Alberto Téka, a Entre Gestão & Design conseguiu expressar muito bem a ideia da “arte” de produzir café. "Quando alinhamos os objetivos para o projeto da nova embalagem, o conceito ‘a arte do café’ expressou a forma como nós da Cafeeira Garibaldi vemos o processo de produção de um bom café. E os designers da Entre captaram isso com perfeição, desenvolvendo uma embalagem que expressa a nossa história e mostra nosso principal diferencial."