Embalagem

Com 20 anos de mercado, a Deville, tradicional indústria de Joinville, entra no segmento de produtos alimentícios naturais com a linha Açaí da Vila. “É um produto com uma pegada mais jovem, com a imagem muito ligada à qualidade de vida e aos cuidados com a saúde”, explica Lucas Baldissera, proprietário da Entre Gestão & Design.

O escritório foi o escolhido para desenvolver a identidade visual das embalagens, além de planejar e executar o posicionamento de mercado da nova marca. O trabalho foi feito por meio do programa Sebraetec, uma ferramenta para incentivar pequenas e médias empresas, como a Deville, a inovarem e agregarem valor aos seus produtos e serviços.

A linha Açaí da Vila chega ao mercado em embalagens de 500 ml e um litro. “Em nossas pesquisas de campo encontramos dois públicos para o produto. E foi para eles que direcionamos toda a comunicação da nova marca”, recorda Lucas.

O direcionamento é para as pessoas na faixa entre os 15 e os 35 anos, em geral estudantes e jovens profissionais, que levam uma vida muito agitada e buscam, no açaí, uma alimentação mais saudável e funcional. “São consumidores que têm muita disposição e precisam de energia extra para um dia a dia cada vez mais cheio de tarefas, porém não descuidando da saúde”, comenta.

O appetite appeal é garantido pelo uso de cores vibrantes, como o roxo, que já é um padrão para a categoria, e desenhos que recordam a própria fruta açaí. “A embalagem traz a pegada de energia, vibração e saúde que todos buscam ao comprar o alimento”, sugere Lucas.

“Esperamos crescer 30% devido a este lançamento e assim, ganharmos fôlego para apresentarmos novos produtos em 2017”, explica Carlos Kupicki, proprietário da Deville. Para ele, o trabalho de criação da identidade visual para o lançamento da linha açaí trouxe excelentes resultados. “O trabalho ficou excelente e os resultados estão aparecendo”, frisa.

 
 

INOVAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

As inovações não se limitam ao lançamento da marca Açaí da Vila e ao novo posicionamento de mercado da Deville. Graças à popularização e à consequente redução dos custos para a impressão de rótulos, foi possível usar a tecnologia de in-mold-label nas novas embalagens.

Com essa técnica, usa-se um rótulo não adesivo, que já está impresso, inserido diretamente dentro do molde de injeção ou sopro, resultando em uma embalagem decorada. “Assim, o envase tornar-se mais fácil e rápido e temos uma impressão com a qualidade elevada, pois os rótulos podem ser impressos em flexografia, offset e até mesmo digital”, comenta Jenifer Preuss, coordenadora de projetos da Entre Gestão & Design e responsável pelo trabalho de design nas embalagens.

“A técnica in-mold-label teve origem na decoração de móveis injetados, como cadeiras e mesas, e isso, em si, já comprova a sua durabilidade”, comenta a designer. A designer destaca ainda a redução nas etapas de envase, já que a parte de rotulagem foi dispensada.

Ela explica que popularização do in-mold-label permitiu que a técnica passasse a ser utilizada também por pequenas e médias empresas. "Antes isso era impossível pela quantidade mínima necessária para impressão”, diz Jenifer. “Esta redução de custos de produção já está proporcionando um salto qualitativo nas embalagens e um forte diferencial para pequenas e médias empresas”.

No caso do Açaí da Vila, a técnica viabilizou a redução de aproximadamente 30% do valor unitário da embalagem, sem considerar os ganhos com a eliminação da etapa de rotulagem.

 

Para saber mais, acesse www.entredesign.com.br