Embalagem

Embalagens para fortalecer presença no Paraguai

O projeto da Qualinova com o Design Export, projeto desenvolvido em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD), contempla duas embalagens para dois produtos novos da marca. Trata-se do Cold Brew Coffee, um café gelado, e o Suplement Me, um suplemento personalizado para atletas profissionais e amadores.

O Cold Brew Coffee nasceu de uma parceria com a Café do Moço, marca reconhecida pela qualidade na torrefação de grãos selecionados a partir de pequenos produtores e torrados pelo premiado barista Leo Moço. O produto, feito com café extraído em água fria por 16 horas, resulta em uma bebida refrescante, leve e naturalmente doce. “Percebemos que o café gelado está em alta fora do Brasil e aqui e nos países vizinhos ainda há pouca oferta”, comenta o empresário Alisson Heidi Sato.

Era preciso, então, expor isso em um rótulo que deixasse a bebida com uma boa apresentação. Ao escritório Entre Gestão & Design, ficou o desafio. “Precisávamos desvendar o perfil do consumidor deste produto, ainda pouco comercializado, e esclarecer o que é um Cold Brew Coffee”, diz o designer Lucas Baldissera. Testes de laboratórios fizeram parte do estudo feito para se chegar à embalagem mais adequada para a comercialização. “O grão de café é o grande protagonista do rótulo da garrafa de vidro de 300ml. Quisemos deixar claro também que a bebida é feita a partir de uma torrefação artesanal e que, por isso, tem um valor agregado embutido. Um visor frontal permite identificar a bebida e o rótulo traz uma analogia direta e rápida”, complementa Baldissera.

Já o Suplement Me foi desenvolvido para atender a um público que busca por produtos e experiências únicas. “O conceito de personalização é tendência em vários setores. Acreditamos que um suplemento esportivo feito conforme a idade, sexo e tipo de esporte praticado pode atender muito bem a um público que já consome o nosso Colágeno Líquido, um produto que aumenta a firmeza da pele e fortalece cabelos, unhas e articulações”, diz o empresário. A partir da compreensão da estratégia do negócio, foi criado o nome, a marca, a embalagem e o site em uma ação que teve como principal objetivo comunicar ao consumidor a mensagem de que se trata de um suplemento exclusivo.  “Ele será comercializado, exclusivamente, via e-commerce. Este fato, somado às características dos concorrentes no mercado externo, permitiu que o design da embalagem explorasse elementos visuais pouco utilizados pela categoria, principalmente no mercado nacional”, conta o designer.

A Qualinova é uma empresa que tem aumentado seu faturamento em 110% ao ano, nos últimos 5 anos. Em 2017, começou a exportar para o Paraguai com intenções de alcançar os Estados Unidos. “Pretendemos em breve lançar logo o Cold Brew Coffee e o Suplement Me no mercado externo e acreditamos que esses produtos fortalecerão a marca e aumentarão nossa presença no mercado”, finaliza o empresário.

SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.
Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. A primeira edição do Design Export auxiliou a criação de 100 projetos inovadores voltados à exportação, em 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros.

Fonte da matéria: Apex Brasil