Estratégico

Promovida pela ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design, a missão empresarial tinha o objetivo de promover a troca de experiências entre designers brasileiros e alemães, além de divulgar a imagem do nosso Design no exterior. A agenda contou com estadias nas cidades de Hamburgo e Munique, onde foram realizadas visitas as agências F/P Design, Kolle Rebbe, Indeed Innovation, Studio Oeding. Além destes, encontros na sede da IF International Forum Design, como também passagens por exposições de Design da Semana de Design de Munique.

A experiência proporcionou conhecimentos a respeito das características do Design alemão, onde a preocupação com a funcionalidade é evidente. O país conta com um sistema industrial forte, onde sua cadeia de suprimentos é capaz de atender a inovações e novas tecnologias promovidas pelos seus designers. Ao mesmo tempo contam com braços operacionais na Ásia para atender situações específicas. O Design brasileiro, por outro lado, se sobressai no Design Gráfico e avança a passos largos em áreas como Design de Produtos e Digital, visto os prêmios conquistados por designers brasileiros no iF Design Awards 2016, em cerimônia realizada em Munique, em que tivermos o privilégio de prestigiar. 

ALGUMAS INSPIRAÇÕES
Para servir de inspiração a todo o time da ENTRE, realizei alguns registros no período, como: exposição do Designer de lâmpadas Ingo Maurer, obras de arte de Karel Appel, Museu BMW, além de pesquisas de referências em embalagens, ambientes urbanos e pontos de venda.