Embalagem

Cheirinhobom investe em nova identidade visual para impulsionar vendas

A Cheirinhobom, de Florianópolis, está de cara nova. A marca que investe no conceito de compartilhamento de experiências por meio da memória olfativa mudou a identidade visual de sua linha de aromatizadores de ambientes.

O trabalho foi desenvolvido pela Entre Gestão & Design, de Joinville. Além da nova identidade visual, o escritório fez a análise de stakeholders e concorrentes, plano de comunicação e reposicionamento de marca.

“A Cheirinhobom oferece um novo conceito para a palavra souvenir, possibilitando o compartilhamento olfativo das memórias de quem visita ou mesmo mora em Florianópolis. Nossos clientes têm a oportunidade de levar para casa aquele ‘cheirinho bom’ que manterá viva a lembrança de um final de semana na praia ou de uma viagem inesquecível ao litoral”, comentam Dayane Andrade e Marcello Panasolo, fundadores da marca.

Com o redesenho da marca e as novas embalagens, a empresa espera incrementar os negócios. A expectativa é ampliar em 30% o faturamento. A nova linha tem sprays e difusores de aromas. Ao todo são oito fragrâncias que representam sete praias de Florianópolis mais a capital catarinense, e que levam consigo a principal mensagem da marca: “na bagagem, aromas memoráveis”.

Além de implementar um novo conceito visual para os produtos comercializados pela Cheirinhobom, a Entre Gestão & Design desenvolveu uma novidade para as embalagens de 15 ml: um rótulo móvel que funciona como uma “janela” para pontos turísticos de Florianópolis. Os postais aromáticos foram pensados para que o cliente leve para casa, como lembrança pessoal, ou para familiares e amigos, como presente de viagem, pelo menos dois cenários típicos da cidade em um só produto.

“O trabalho da Entre Gestão & Design nos surpreendeu, especialmente o novo conceito de postais aromáticos. Já fomos pioneiros na criação de aromas com nomes de praias de Floripa e acredito estarmos inovando mais uma vez, com essa grande sacada da equipe de designers”, avalia Marcello Panasolo.

Os aromatizadores com a nova identidade visual já estão no mercado. “É uma marca com a cara de Florianópolis e agrada turistas e moradores”, enfatiza Lucas Baldissera, diretor da Entre Gestão & Design. Ele explica que outra mudança foi a nova cor adotada para a marca e utilizada também nos frascos dos produtos. “A aposta nesta nova fase é o dourado, uma cor que remete à sofisticação, à elegância, ao sol, ao calor e à praia”, diz, lembrando que a embalagem também foi desenvolvida com relevos que lembram as ondas do mar.

Financiamento pelo BNDES

Todos os serviços desenvolvidos pela Entre Gestão & Design para a Cheirinhobom foram feitos por meio de financiamento via cartão do BNDES. Credenciado como fornecedor para projetos de design de produto e embalagem, Lucas Baldissera explica que o uso do cartão do banco é uma tendência em 2017.

“No ano passado, em virtude dos problemas com a economia, o financiamento via cartão o BNDES ficou abaixo das expectativas. Este ano, percebemos a retomada do interesse”, comenta. Para ele, isso indica que os empresários estão investindo em design para preparar suas empresas para o crescimento do mercado a partir do segundo semestre do ano.

“É uma alternativa prática e efetiva para fazer investimentos e tornar a empresa mais competitiva. A principal vantagem do cartão BNDES é que a indústria contratante de projetos de design pode realizar o pagamento em até 48 vezes”, explica.